Rogério Denardi Machado, 46 anos, arruma as malas para passar os próximos seis meses longe de casa. Nesta quinta-feira, o subtenente embarca com um grupo de cerca de 40 militares, que sairão de Santa Maria para Porto Príncipe, na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah).
Eles serão os primeiros a embarcar, mas, no total, 1,2 mil homens integram o Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 21º Contingente Brasileiro (Brabat 21). Ao longo deste mês, outros seis grupos irão para o país caribenho ajudar em atividades de assistência humanitária e de segurança para a manutenção da paz. A missão foi criada pela ONU em 2004.
A preparação do subtenente começou em maio com a organizar de documentos e pedidos de materiais para o trabalho. Assim que os treinamentos terminaram, no final de outubro, ele aproveitou os dias de folga para ficar perto da mulher, Denise de Souza Machado, 46 anos, e dos filhos, Marcos Paulo, 22, e Rogério, 14.
_ Vamos nos falar por Facebook e Skype _ explica Denardi sobre a comunicação com a família.
O grupo sairá amanhã da Base Aérea de Santa Maria. Às 5h30min, os militares participam de uma solenidade e, em seguida, partem para o país. Dos que integram o Batalhão, 332 são de Santa Maria.