Fardas prontas para o Haiti

Primeiro grupo de militares sairá de Santa Maria nesta quinta para missão de paz

Rogério Denardi Machado, 46 anos, arruma as malas para passar os próximos seis meses longe de casa. Nesta quinta-feira, o subtenente embarca com um grupo de cerca de 40 militares, que sairão de Santa Maria para Porto Príncipe, na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah).

Eles serão os primeiros a embarcar, mas, no total, 1,2 mil homens integram o Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 21º Contingente Brasileiro (Brabat 21). Ao longo deste mês, outros seis grupos irão para o país caribenho ajudar em atividades de assistência humanitária e de segurança para a manutenção da paz. A missão foi criada pela ONU em 2004.

A preparação do subtenente começou em maio com a organizar de documentos e pedidos de materiais para o trabalho. Assim que os treinamentos terminaram, no final de outubro, ele aproveitou os dias de folga para ficar perto da mulher, Denise de Souza Machado, 46 anos, e dos filhos, Marcos Paulo, 22, e Rogério, 14.

_ Vamos nos falar por Facebook e Skype _ explica Denardi sobre a comunicação com a família.

O grupo sairá amanhã da Base Aérea de Santa Maria. Às 5h30min, os militares participam de uma solenidade e, em seguida, partem para o país. Dos que integram o Batalhão, 332 são de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dois pedestres são assaltados com faca em Santa Maria

Próximo

Dono de lanchonete de Santa Maria aguarda vistoria para reabrir

Geral